Cafe & Prosa

Encontro Empresarial

Em novembro de 2011, o SEBRAE e a Associação Comercial de Capelinha realizaram o 1º Encontro Empresarial com a participação de mais de 300 empresários de várias cidades da região. O sócio-proprietário do Café Gema de Minas, Ildeu Caldeira, marcou presença no evento.

UFVJM no Vale

O ano de 2011 foi marcado pelo início da luta de Capelinha, Araçuaí e Almenara em busca de Campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O ponto alto do movimento em Capelinha foi em novembro com uma manifestação popular realizada na Praça do Povo, reunindo mais de 6 mil pessoas. A Indústria do Café Gema de Minas apoia a iniciativa e acredita que as cidades conquistarão o grande sonho.

O melhor de Capelinha

Em 2011, o Café Gema de Minas conquistou mais um prêmio em Capelinha. Foi eleito como o melhor café empacotado da cidade, em pesquisa de opinião pública realizada pela Revista “Sou Mias Minas”. Desde o início da premiação, o Café Gema de Minas venceu todas as pesquisas.

Responsabilidade Empresarial

Em outubro de 2011, a Indústria do Café Gema de Minas conquistou o Selo de Responsabilidade Empresarial 2012/2013. A certificação é oferecida pelo Governo de Minas a empresas que investem em ações sociais, econômicas e ambientais nas regiões dos vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas. 
Ildeu Caldeira recebeu o certificado das mãos do governador de Minas em exercício, Alberto Pinto Coelho, sendo o evento coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte do Estado, em parceria com o CeMAIS–Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais.

Promoção Ecológica

De agosto a dezembro de 2011, a Indústria do Café Gema de Minas realizou, em Capelinha, a Promoção Ecológica, visando recolher embalagens vazias de seus produtos, evitar que elas fossem jogadas no lixo ou contaminassem o meio ambiente, além de premiar consumidores com sorteios mensais de 500 reais. A promoção foi um sucesso com milhares de embalagens vazias recolhidas. Confira a relação dos ganhadores: Zezinho do Pátio da Prefeitura, Ivani Rodrigues do bairro Vista Alegre, Ana Lopes do Vaquejador, Adenilson Xavier do bairro Piedade e Maria José Domingues do bairro Vila Operária.

Linha extra-forte

O Café Gema de Minas dá a dica! Tenha também em casa o Café Gema de Minas e o Café Capelinha na versão extra-forte. São dois produtos mais encorpados, garantindo sabor personalizado, aroma diferenciado e rendimento superior. O Café Gema de Minas e o Café Capelinha na versão extra-forte são produzidos com grãos selecionados e fazem toda a diferença pra quem gosta de sentir o verdadeiro sabor do melhor café.

Presença marcante

Em 2011, o Café Gema de Minas voltou a marcar presença nos principais eventos realizados em cidades da região, como Veredinha, Aricanduva e Capelinha. Na condição de patrocinador exclusivo, o Café Gema de Minas teve a oportunidade de instalar material promocional em todos os eventos e, na Festa do Capelinhense Ausente, também decorou o novo Galpão Cultural com painéis contando a história do café no mundo, no Brasil e em Capelinha, atraindo a atenção e elogios dos freqüentadores do local.

Associação de mulheres

A parceria social com entidades filantrópicas e assistenciais é uma das ações prioritárias e cotidianas da Indústria do Café Gema de Minas. São inúmeras as doações feitas ao longo dos anos. Em 2011, destaque para a doação de máquinas e equipamentos à Associação de Mulheres de Capelinha, visando a fabricação de fraldas descartáveis e geriátricas.

Visita Estudantil

A Indústria do Café Gema de Minas se destaca como uma das maiores e mais bem equipadas do interior de Minas Gerais. Por isso, constantemente recebe a visita de estudantes capelinhenses. Além de conhecerem suas modernas instalações e todo o processo de produção, os estudantes aproveitam para degustar o café preparado logo após ser torrado e moído. Em 2012, esse projeto denominado de “Geminha em Ação” continuará sendo uma prioridade da empresa. 

Encontro Nacional

Os irmãos e donos da Indústria do Café Gema de Minas, Ivan e Ildeu Caldeira, estão sempre antenados quando o assunto é café. Anualmente, eles fazem questão de participar do Encontro Nacional das Indústrias de Café, evento promovido pela ABIC. Oportunidade em que Ivan e Ildeu conhecem torrefadores do país inteiro e trocam idéias e experiências sobre o comércio de café torrado e moído, além das novidades e tecnologias para o setor.

Em todo lugar

Os produtos com a marca Gema de Minas (Café Gema de Minas Tradicional e Extra Forte, Café Capelinha, Café Midiã, Cappuccino Gema de Minas, Filtro para café e Coador permanente) estão presentes em mais de 200 cidades mineiras e possuem milhares de consumidores. A empresa investe pesado em publicidade e estampa seus produtos em vários pontos das cidades onde está presente.

Atuante na mídia

A Indústria do Café Gema de Minas investe forte na mídia para divulgação de seus produtos. Mantém anúncios em rádios, jornais, revistas, outdoor, banner, faixas, forração, além de brindes promocionais como bolas e cooler (porta lata). Conheça algumas emissoras de rádio que divulgam spots dos produtos Gema de Minas: Aranãs FM de Capelinha, Cidade FM de Itamarandiba, Coval FM de Pote, Fênix FM de Novo Cruzeiro, Band FM e Cidade FM de Diamantina, Onda Norte FM de Janaúba, Modada FM de Virgem da Lapa, Cultura de Itaobim, Vale FM de Araçuaí, Líder FM de Coronel Murta, Cidade FM de Comercinho/Almenara, Cultura de Itinga, Folha FM de Guanhães, Bom Jesus FM de Conceição do Mato Dentro, Cidade FM de Água Boa, Bom Sucesso de Minas Novas, entre outras.  

Café

Nos últimos meses o preço da saca de café está em alta. Alegra os cafeicultores, mas eleva o preço do café torrado e moído aos consumidores. Mesmo assim, o tradicional cafezinho ainda pode ser considerado como um dos produtos mais baratos comparando-se com o preço de um kilo de carne, um queijo, um litro de gasolina ou até mesmo com o preço de um litro de água mineral. Enquanto um litro de água mineral custa 2 reais, um litro de café sai por menos de um real. Ou seja, com um kilo de café torrado e moído, a dona de casa consegue preparar mais de 10 litros de café. 

Pontapé para 2012

A Indústria do Café Gema de Minas começou 2012 a todo vapor e apostando que o ano será importante para o crescimento da empresa e expansão dos negócios. No dia 8 de janeiro, os irmãos Ivan e Ildeu Caldeira, proprietários da Indústria, organizaram uma reunião, em Capelinha, contando com a participação de toda a equipe de consultores de vendas. A reunião foi coordenada pelo consultor administrativo-contábil da empresa, Geraldo Sampaio, apresentando todas as novidades e os indicadores para 2012, além de desenvolver atividades motivacionais. “Foi um encontro fundamental para fortalecer a união da equipe e motivá-la para as conquistas previstas para este ano”, resumiu Geraldo Sampaio.